Cartazes sobre Guerra e Revolução
Uncle Sam Wants You
A clássica imagem que convocava jovens às armas (O Tio Sam Quer Você no Exército dos Estados Unidos) durante a Primeira Guerra Mundial. De James Flagg, 1917.
-------------------------------------------------------------------------------------
Há séculos a propaganda é usada como meio de popularização de ideologias, tanto beneficamente quanto nas formas mais torpes de manipulação das massas. Passando por campanhas beneficentes, necessidade de alistar jovens nas forças armadas em tempos de guerra, divulgação de trabalhos ou partidos políticos e crenças religiosas, ela é uma arma importante na conquista de um objetivo.
Trabalhos marcantes surgiram em propaganda ao longo dos séculos, como a mítica imagem do "Tio Sam" convocando os jovens norte-americanos às armas durante a Primeira Guerra Mundial, os cartazes anti-americanos do nazismo e da Coreia do Norte, a propaganda do Agitprop comunista e muitos outros campos que foram abordados.
Veja neste artigo uma pequena galeria de trabalhos artísticos na propaganda com cunho político, especialmente surgidos em tempos de guerra e revolução.
Vintage Cultural Revolution
Dois soldados do Exército da Libertação Popular da China.
You Buy 'em, We'll Fly 'em!
Poster da Segunda Guerra, com aviadores da força aérea norte-americana. Fazia parte da publicidade dos War Bonds, passando a ideia de que o dinheiro arrecadado ajudaria a comprar aviões de guerra (Você Compra, Nós Voamos). Dos Wilkisons, 1942.
Stop Him
Cartaz norte-americano da Segunda Guerra, fazendo referência aos japoneses.
Todos con Fidel
Cartaz cubano, chamando todos a acompanhar o discurso de Fidel no 1º de Maio na Praça da Revolução. Autor desconhecido, 1965
Hope
Na recente campanha presidencial dos EUA, a eleição de Obama foi marcada por imagens como o cartaz com as cores patrióticas. De Shephard Fairey, 2008.